64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR: ALTERNATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA Y BACANGA.
Juliana Rodrigues Oliveira 1
José Carlos de Melo 2
1. Graduanda do Curso de Pedagogia, Bolsista do PIBID CAPES/ UFMA
2. Docente da UFMA, Dr. em Educação Coordenador de Área do PIBID Pedagogia/CAPES/UFMA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve por objetivo, investigar as dificuldades de aprendizado enfrentadas pelos educandos das séries iniciais da Escola Y Bacanga, bem como perceber como as atividades lúdicas poderiam ajudar na superação da defasagem do desempenho escolar como a leitura, interpretação, produção textual e ensino da matemática. Segundo Viotto (2002, p. 22), "a dimensão lúdica [...] refere-se ao modo leve, curioso, investigativo, atento, planejado, que estuda possibilidades, revê posições, imagina estratégias, pensa alternativas antes, durante e depois do processo construtivo propriamente dito". Por entender a relevância da ludicidade para o processo de ensinar e aprender, foram propostas atividades que visassem o desenvolvimento do ser humano, em uma perspectiva social, criativa, afetiva,cultural e histórica.
METODOLOGIA:
Na presente pesquisa de cunho exploratório, onde segundo Andrade (2010, p. 112) “é o primeiro passo de todo trabalho científico", e que tem como característica, visar uma familiarização com o fenômeno investigado, a fim de proporcionar uma visão geral dos fatos, analisou-se através do trabalho em sala de aula, das atividades realizadas com os educandos como produção e interpretação de textos, contação de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras, cultura e literatura brasileira e maranhense, rodas de leituras, dentre outros, os impactos que as atividades lúdicas proporcionaram à melhoria do desempenho escolar dos estudantes.
RESULTADOS:
A análise dos resultados confirmou a tese inicial de que o lúdico no processo de ensinar e aprender, favorece a aprendizagem significativa dos estudantes, aproximando os saberes escolares de atividades que permitem a criação de uma relação entre a construção do conhecimento com sua cultura, além de possibilitar às crianças aprender consigo mesmas e com os objetos e/ou pessoas envolvidas no ambiente educativo, tornando-os seres mais humanos e conscientes de seu papel na e para a sociedade.
CONCLUSÃO:
As considerações acerca da temática estudada apontaram que o ambiente lúdico, além de uma alternativa no processo de ensinar e aprender estimula as habilidades criativas e críticas dos estudantes, na medida em que através de metodologias dinâmicas, levaram os estudantes a questionarem e refletirem os aprendizados construídos, fortalecendo tanto a relação entre docente e discente, como a possibilidade de diversificar as aulas, havendo assim a interação em um ambiente descontraído, estimulando o interesse dos mesmos, onde as atividades lúdicas traziam um diferencial por serem desafiadoras e disporem de inúmeras possibilidades de aprendizagens.
Palavras-chave: lúdico, ambiente escolar, ensino-aprendizagem.