64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Programa de Gestão e Gerenciamento de Resíduos do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Adriana Clara da Silva 1
Jossy Mara Simões Cardoso 2
Poty Rodrigues de Lucena 3
1. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - ICADS/UFBA
2. Engenharia Sanitária e Ambiental - ICADS/UFBA
3. Prof. Dr./ Orientador - Colegiado de Química - ICADS/UFBA
INTRODUÇÃO:
O campos Edgard Santos está instalado em Barreiras, Oeste da Bahia, a cerca de 200 metros da margem direita do Rio de Ondas, fonte de abastecimento de água para diversos municípios dessa região. Por esse e por outros potenciais desta região O ICADS, Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, possui como premissa institucional a preservação dos recursos naturais e o papel de defesa do meio ambiente. No entanto o que se nota é a prática de medidas cômodas que ferem o papel que a universidade desempenha. Esse fato tem se justificado no argumento do ICADS ser um campus novo que ainda está construindo sua identidade.
Foi com base nesse panorama que este projeto foi idealizado, tendo em vista o desenvolvimento de um programa que busca implantar no ICADS práticas de Gestão e Gerenciamento de Resíduos gerados no instituto. Desde os resíduos ativos, gerados nas atividades rotineiras (prioridade) e o resíduo passivo, gerado nas atividades de ensino e extensão, que fica estocado aguardando a destinação final adequada. De modo que, o objetivo maior desse trabalho é a promoção de uma iniciativa institucional que gere resultados, contribuindo, portanto para a consolidação do ICADS como instituição que zela pelas causas ambientais.
METODOLOGIA:
No geral a implantação de um PGGR (Programa de Gestão e Gerenciamento de Resíduos) requer inicialmente o levantamento das atividades geradoras. Para tal a Equipe PGGR/ICADS composta por quatro acadêmicos (três do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e um do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental) e mais o professor orientador (doutor em Química) confeccionaram um questionário online que foi enviado para Professores e Servidores Técnicos Administrativos via email. O referido questionário trazia perguntas de múltipla escolha tais como: “Que tipo de resíduo a atividade que você exerce gera?”
Com base nos dados desse levantamento analisaram-se quais eram as atividades que mais geravam resíduos e a classificação desses resíduos. Sabendo, portanto por onde começar a equipe desenvolveu um plano de metas no qual constava cada etapa da implantação do PGGR. As principais estratégias desse plano eram despertar na comunidade acadêmica o espírito da responsabilidade compartilhada, a minimização da geração de resíduos e ainda implantar no ICADS um sistema de Logística Reversa, respeitando as prioridades da mesma, ou seja, planejar cada etapa da vida útil dos produtos que estivessem aptos ao reuso e reciclagem.
RESULTADOS:
O resultado dos questionários online enviados aos professores e servidores mostrou números já esperados. Foi possível observar através destes que a maior parte dos resíduos gerados eram aptos ao reuso e a reciclagem. Podemos citar como exemplo o descarte de canetas para quadro branco que, segunda a pesquisa, era o resíduo gerado por 100% dos professores e que se mostrou potencialmente poluidor, levando em consideração o número de docentes do instituto.
Com base na possibilidade de reuso das canetas para quadro branco a equipe fez um levantamento orçamentário que indicou a viabilidade do reuso das mesmas. De modo que, quando informada de tal possibilidade toda a comunidade acadêmica aderiu à proposta de destinar suas canetas vazias ao reuso e ainda se dispuseram a participar e contribuir em outras iniciativas da equipe e do programa.
Em resposta ao quadro descrito anteriormente a implantação do sistema de Logística Reversa para as canetas para quadro branco foi uma conseqüência natural da divulgação da relevância da minimização da geração de resíduos a partir de estratégias muito simples. Outro resultado satisfatório foi a perceptível mudança de postura de todos do instituto, fato este explicitado no vinculo voluntário que muitos criaram com o programa e suas metas.
CONCLUSÃO:
Tendo a comprovação dos muitos problemas de descarte inadequado de materiais com potencial de reuso e envolvendo questões quanto à sustentabilidade do meio onde se vive o questionário eletrônico utilizado para diagnóstico é considerado um recurso eficiente para avaliar/diagnosticar o impacto/problema dos pontos de maiores geração de resíduos, a predominância, os potencialmente poluidores e os com disponibilidade de reaproveitamento.
O estudo mostrou que muitas pessoas acreditavam que suas atividades sejam de ensino, pesquisa ou extensão não levava a geração de resíduos ou que estes resíduos não eram poluentes, o que muitas vezes não condizia com a verdade. Isso mostra a falta de conhecimento destes indivíduos por parte do tema exposto.e reciclagem
O resultado sugere que a adesão dos docentes ao projeto indica que o instituto sente a falta de políticas ambientais neste âmbito e que iniciativas como a da equipe PGGR despertam na comunidade acadêmica em geral uma reflexão quanto às suas praticas que geram resíduos.
Como forma de reduzir a quantidade de resíduos gerados, no geral, é recomenda-se ações como a educação ambiental, informando sobre a importância dos hábitos de reuso para a preservação do meio ambiente, a implantação de sistemas de política reversa, entre outras praticas.
Palavras-chave: Resíduos, ICADS, Questionário Eletrônico.