64ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 2. Anatomia Humana |
COM O PIBID: UMA EXPERIÊNCIA VISUAL E TÁTIL DO SISTEMA DIGESTÓRIO |
Marizete Evangelista Souza 01 Francisco Lucian Barra da Silva 01 Larize Teixeira Lopes 01 Greise Quele Silva Macêdo 01 Rosana Sena Gomes Sérgio 02 José Eduardo Ferraz Clemente 03 |
1. Depto. de Ciências da Natureza - UNIVASF - Bolsista PIBID 2. Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu/BA – Supervisora PIBID 3. Profº Me./ Orientador - Depto.de Ciências da Natureza - UNIVASF - Coordenador PIBID |
INTRODUÇÃO: |
Este resumo faz-se de uma atividade teórico-prático sobre o sistema digestório durante as aulas de Ciências Naturais realizada na Escola Municipal de 1º grau de Tijuaçu, desenvolvido na turma do 8º ano do ensino fundamental, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas Iniciação a Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O qual tem como objetivo vivenciar o cotidiano nas escolas ajudando na formação dos graduandos, havendo uma interação com o ambiente escolar e a possível troca de conhecimentos. A escola assistida pelo projeto fica localizada no distrito de Tijuaçu, município de Senhor do Bonfim/BA. Tendo ações que consolidam a teoria e a prática, o presente trabalho constituiu-se de argumentação e explicação do trajeto percorrido pelos alimentos, os principais órgãos que atuam na digestão, suas funções e localização e da montagem de modelos do sistema digestório com massa de modelar pelos alunos, com o intuito proporcionar uma experiência visual e tátil e compreender a digestão. |
METODOLOGIA: |
As atividades desenvolvidas seguiram a seguinte ordem: primeiro ouve uma roda de conversas buscando os conhecimentos prévios dos alunos sobre como é o funcionamento do sistema digestório e o caminho percorrido pelos alimentos, fazendo as seguintes perguntas: 1) Qual terá sido o caminho percorrido pelo café da manhã que vocês tomaram?; 2) Vocês já tiveram indigestão?; 3) O que contribuiu para acontecer a má digestão?; 4) Quais os cuidados que devemos ter com os alimentos?. Depois de exprimirem seus saberes as bolsistas explicaram por meio de atlas do corpo humano, a localização dos órgãos que compõem o sistema digestório, além de explicar sobre os órgãos anexos para abordar todos os processos envolvidos. Em seguida, o vídeo Funcionamento do Sistema Digestório foi mostrado aos alunos. Através dele foi visualizada a trajetória do alimento no sistema digestório, e a atuação das enzimas em cada órgão do sistema quebrando moléculas para serem absorvidas. Em outro momento, foram distribuídas folhas de ofício, massinhas de modelar e hidrocores para confeccionarem modelos do sistema digestório, observando a gravura do livro didático, identificando com nome os vários órgãos pertencentes ao mesmo. Após a construção dos modelos foi pedido que apresentassem seus trabalhos para a turma. |
RESULTADOS: |
Eles se mostraram envolvidos na discussão e ao responder os questionamentos feitos pelas bolsistas sobre Qual terá sido o caminho percorrido pelo café da manhã que vocês tomaram? A maioria deles respondeu que depois da boca, a refeição havia passado por o estômago, depois por o intestino, o qual eles chamavam de tripas, e depois seria eliminado em forma de fezes. Percebendo que os discentes não conheciam todos os órgãos envolvidos no processo de digestão e a função de cada órgão. A próxima pergunta foi Vocês já tiveram indigestão? Por unanimidade todos já tiveram algum mal estar relacionado com alimentação, relatando que tiveram ao comer alguns alimentos em excesso. O que contribuiu para acontecer à má digestão? Eles responderam responsabilizando os alimentos por estarem estragados ou ingeri-los em demasia. E quais os cuidados devemos ter com os alimentos? Alguns disseram que se deve olhar a validade dos alimentos e outros falaram que precisamos conserva-los de maneira correta. Ao passar o vídeo eles se mostraram apreensivos, vendo o que já havia sido explicado em outro momento. Durante a montagem com massinha de modelar, eles se mantiveram empenhados, nomeando corretamente os órgãos. Ao final, os discentes expuseram seus trabalhos para turma argumentando o que aprenderam. |
CONCLUSÃO: |
Com vistas nos resultados, percebe-se que o projeto PIBID desenvolvido na Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu mudou expressivamente o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do 8º ano. Trabalhar com o sistema digestório de forma lúdica alcançou os objetivos esperados, uma vez que todos os alunos envolveram-se nas atividades propostas participando ativamente das mesmas. Notamos que no decorrer das atividades, o fato de trabalharmos contextualizando com o cotidiano, a visualização do “mapa” e do vídeo contribuiu, sobremaneira, para que os alunos questionassem, participassem, construindo conceitos sobre o processo de digestão. Por fim, o manuseio da massa de modelar na construção do sistema digestório, proporcionou a experiência de aprender “brincando” e discutindo as dúvidas restantes, o que estimulou o interesse dos alunos pelo conteúdo, fazendo-os compreender o mesmo. Diante do trabalho citado, torna-se claro a contribuição do projeto na procura por novas propostas e métodos para melhorar o ensino de ciências e preparar os graduandos para exercer a profissão futura. |
Palavras-chave: Sistema digestório, Projeto PIBID, Ensino de ciências. |