64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional |
EVASÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RECIFE ASSISTIDAS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID |
Aline Juliana da Silva Omar 1 Floriano Pereira Nunes Junior 2 Sebastião André Junior 3 Vilma Valéria de Lima 4 Maria Elizabete Pereira dos Santos 5 |
1. Estudante dos cursos de Engenharia Florestal – UFRPE/DCFL e Licenciatura em Ciências Agrícolas – UFRPE/DED; bolsista do Programa Institucional de Bols 2. Médico Veterinário e estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas – UFRPE/DED; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à 3. Estudante de Medicina Veterinária – UFRPE/DMV e do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas – UFRPE/DED; bolsista do Programa Institucional de Bols 4. Engenheira Agrícola e Ambiental e estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas – UFRPE/DED; bolsista do Programa Institucional de Bolsas d 5. Professora adjunta /Orientadora - Departamento de Educação - UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
A evasão escolar tem sido tema de diversos estudos no Brasil. O insucesso escolar e o abandono são marcas visíveis numa sociedade em desenvolvimento. No entanto, o abandono prematuro dos estudos nem sempre foi considerado um problema social e o fato de alguém se afastar do sistema escolar nem sempre constituiu um ato desviante ou inquietante aos olhos da sociedade. A evasão se dá por vários motivos, tais como: problemas familiares, falta de vagas nas escolas, distância da escola, problema de disciplina, gravidez precoce, falta de interesse, entre outros. O que se observa é que, a educação não tem sido plena no que se refere ao alcance de todos os cidadãos. É importante ressaltar que os problemas socioeconômicos, psicológicos, de ambientes familiares, questões culturais, ações metodológicas e pedagógicas, dentre outros, são elementos que influenciam a trajetória do aluno no seio escolar. O presente trabalho procurou correlacionar a evasão escolar com o perfil dos alunos das escolas públicas estaduais do Recife assistidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Optou-se por um estudo diagnóstico que pudesse apontar indícios de quais direções futuras poderia ser adotada. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi feita nas escolas estaduais Dom Bosco, Jarbas Passarinho, Lions de Parnamirim e Xavier de Brito, que são assistidas pelo PIBID/UFRPE. Foi feita uma entrevista estruturada com os alunos, que apresentou perguntas objetivas com alternativas de respostas já codificadas e perguntas abertas. Antes de ser aplicado, o instrumento de coleta passou por um pré-teste, isto é, foi aplicado em algumas pessoas que tinham características semelhantes àquelas que fizeram parte das amostras, para verificar se havia necessidade de modificar as perguntas ou a seqüência delas. De maneira geral, os resultados a seguir analisam o fracasso escolar, a partir de duas diferentes abordagens: a primeira, que busca explicações a partir dos fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos. Dentre os fatores externos relacionados à questão do fracasso escolar são apontados o trabalho, as desigualdades sociais, a criança e a família. E dentre os fatores intra-escolares são apontados a própria escola e o professor. |
RESULTADOS: |
Foram entrevistados 183 alunos escolhidos aleatoriamente. A média das idades dos respondentes foi de 16 anos, sendo 49,3% do sexo feminino e 50,7% do sexo masculino. 13,1% dos alunos respondentes já se evadiram ou já pensaram em evadir-se da escola. Os principais motivam foram: Problemas de indisciplina na escola (41,6%), desinteresse nos estudos (25%), trabalho (16,6%), doença e gravidez (8,4%) e problemas familiares (8,4%). Quanto à vida pessoal, 56,1% dos alunos são filhos de pais separados e destes, 10,6% é filho único. 8,2% são casados ou separados, o restante é solteiro. Apenas 16,4% dos alunos dividem o seu tempo entre estudo e trabalho; 83,6% apenas estudam. Quando o assunto é o ambiente escolar, 26% dos alunos disseram que só se motivam para ir à escola por conta dos colegas. Outros 16,5% disseram não gostar da escola e 4% dos alunos não souberam responder o que gostam da escola. Em relação às notas e disciplinas, 42% dos alunos prestam atenção em todas as aulas, porém apenas 23% entendem parcialmente ou tudo o que o professor diz; 58% dos alunos só se atentam em algumas disciplinas, porém, apenas 10,3% dizem entender tudo que o professor diz. 32,2% dos alunos, em auto-reflexão, se consideram bons com suas notas na escola, e o restante, regular ou ruim. |
CONCLUSÃO: |
Através deste estudo, buscou-se obter informações para melhor compreender as causas do abandono escolar. Após avaliação dos dados expostos, podemos concluir que a evasão escolar, apesar de associado com uma série de outros problemas, permanece sendo um fenômeno muito comum devido a fatores externos e fatores internos. Dentre os fatores externos, foram apontadas, principalmente, as necessidades de o aluno estudar e trabalhar. Dentre os fatores internos, ressalta-se a não valorização pela escola e o desinteresse nos estudos. Nossos resultados sugerem que são necessários a preparação e o apoio mais intensos dos professores e da comunidade escolar, além de abordagens direcionadas aos problemas de funcionamento familiar. Ao buscar compreender o processo de evasão escolar e identificar os possíveis fatores que a legitima, seja na ótica dos adultos seja na das crianças, o presente estudo revelou que tanto a Escola quanto a Família se perdem na dimensão e na complexidade das relações sociais externas e internas que interferem no processo sócio-educativo da criança. |
Palavras-chave: Evasão, Escola, PIBID. |