64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
DOIDINHO: Uma visão do abandono familiar
Briany Soares Rodrigues 1
Rosane Salete Sasset 1,2
Sérgio Nunes de Jesus 1,3
1. Depto. Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - IFRO
2. Profa. Esp./Coorientadora
3. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que, no início do século XX, algumas famílias abastardas abandonavam seus filhos, ainda crianças, nos internatos para os estudos. Em Doidinho, José Lins do Rego, tem como principal objetivo relatar a dura vida dos alunos de internatos e suas experiências.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa/Literatura, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 2º ano B, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO. A base dialética usada para a análise da obra foi à ancoragem da questão social em Doidinho, pois a personalidade do indivíduo e seus atos transformaram-se com a maturidade.
RESULTADOS:
Constatou-se que, a partir da análise histórica e literária em Doidinho, José Lins do Rego, evidencia o confinamento e práticas de masturbação e relação sexual como refúgios na puberdade.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, constata-se que, a obra Doidinho, de José Lins do Rego, tem uma relação direta com os fatos do passado, principalmente sobre a mentalidade social da família no que tange a questão do abandono de crianças e adolescentes em nossa sociedade.
Palavras-chave: Confinamento, Abandono, Refúgios na Puberdade.