64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM SOBRE OS RÉPTEIS
Vanielle Medeiros Vicente 1
Ciclene Haylla 2
Juliana Vaz e Nunes 3
1. Licenciatura em Biologia, Universidade do Estado do Amazonas, CEST/AM
2. Licenciatura em Biologia, Universidade do Estado do Amazonas, CEST/AM
3. Profa. MsC. Orientadora, Universidade do Estado do Amazonas, CEST/AM
INTRODUÇÃO:
A maior diversidade de répteis no Brasil é encontrada na Amazônia, com cerca de trezentos e cinquenta espécies. A biodiversidade brasileira, em especial a amazônica, dispõe de um banco de dados incipiente para sua área e os estudos faunísticos apresentam lacunas, principalmente, em relação ao estudo de répteis, em especial, serpentes, anfisbênios e lagartos, que são os menos conhecidos. Para agravar a situação, estes animais vêm sendo cada vez mais predados pelo homem, tanto pela mistificação desses seres como para consumo próprio. Tefé é um município amazônico que possui uma grande área verde, portanto, a população local tem grande contato com animais silvestres, em geral. Diante deste cenário, enfatiza-se o papel fundamental das escolas de Tefé em proporcionar aos seus alunos um maior entendimento sobre a fauna local como uma importante ferramenta de desenvolvimento social, cultural e ambiental. O mundo sofre hoje com uma crise de percepção que só pode ser solucionada se houver uma mudança nas percepções, pensamentos e valores dos indivíduos e o ambiente escolar têm papel fundamental neste processo. O objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento e a percepção de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Tefé, AM, em relação aos répteis.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi desenvolvido no mês de novembro de dois mil e onze por meio de questionário, o qual foi aplicado para setenta e dois alunos de quatro turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, com média de dezoito alunos em cada turma, de uma escola estadual do município de Tefé, Amazonas. Esta escola foi inaugurada no ano de dois mil e dez, com o propósito de ser uma escola modelo. Pelo fato do município de Tefé estar rodeado pela floresta Amazônica, o encontro entre seres humanos e animais silvestres é muito comum, sendo que dentre estes animais pode-se enfatizar serpentes, lagartos e sapos. Além disso, crocodilianos e quelônios são alimentos comuns da população. A análise dos questionários levou em consideração o conhecimento e a percepção em relação à classe de répteis pelos alunos, sendo que através deste método, também foi possível identificar o nível de valorização desses animais e as atitudes tomadas frente aos mesmos. Para as perguntas dos questionários foi realizada uma análise descritiva dos dados, os quais foram apresentados na forma de freqüência relativa.
RESULTADOS:
Inicialmente, foi pedido que os alunos citassem répteis que ocorrem na região e os mais citados foram cobra, jacaré e lagartos. Entretanto, 12,5% citaram animais que não fazem parte do grupo como sapo, escorpião, gado e onça. Observa-se, portanto, que muitos alunos fazem confusão entre répteis e outros grupos de animais, principalmente anfíbios. Em seguida, o aluno foi solicitado a responder se já teve contato com algum réptil: 71% afirmaram ter tido contato com o animal vivo, 21% com o animal morto e 8% não tiveram contato algum. Perguntou-se, também, qual a reação do aluno mediante ao contato: 53% afirmaram que ficaram observando, 15% tocaram o animal, 10% pegaram o animal, 8% sairam correndo, 3% se espantaram e o restante não respondeu. Assim, verifica-se que grande parte dos alunos que avistou algum réptil evitou contato direto com o mesmo, alegando medo ou nojo. Perguntou-se também o que os alunos achavam dos répteis: 38,9% responderam que “gostam” e não têm medo, 43,1% gostam, mas têm medo, 15,3% não gostam e têm medo e 2,8% não gostam e não têm medo. Pode-se dizer que o grupo, de forma geral, é visto com receio, entretanto, quando perguntado a importância dos répteis, 90,3% afirmaram que os consideram importantes, por exemplo, “Porque fazem parte da cadeia alimentar”.
CONCLUSÃO:
O questionário aplicado permitiu avaliar o nível do conhecimento dos alunos em relação à classe dos répteis e com isso constatou-se que há confusão do grupo com outros grupos de animais, principalmente com os anfíbios, sugerindo uma deficiência na forma como o conteúdo está sendo abordado em sala de aula. Além disso, verificou-se que o grupo, de forma geral, não é visto como carismático pelos alunos, apesar da maioria considerar que os répteis possuem alguma importância. O desconhecimento ou o sentimento (positivo ou negativo) em relação a um determinado grupo de animal faz com que a criança atribua valores diferentes a tais organismos, com isso algumas classes de vertebrados podem ser, na concepção da criança, menos importantes que outras. Dentro de uma escala maior, resultados como estes podem influenciar em projetos de conservação destes animais, pois, como o grupo, de forma geral, não é bem visto, sua preservação pode vir a não ser valorizada.
Palavras-chave: Répteis, Percepção, Conservação.