64ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada |
APRENDENDO A LER COM PRAZER: OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DINÂMICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES |
Leonardo Soares Ferreira 1 Katia Silene Ferreira França 1,2 |
1. Depto de Ciências da Educação-UFMA 2. Profa. / Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
O trabalho aborda as experiências pedagógicas e metodológicas que foram empregadas acerca da produção textual que ora se realiza na Escola Municipal I.E Cônego Nestor de Carvalho Cunha,situado na cidade de São Bernardo-Ma, é imprescindível citar que o total de alunos matriculado na escola é de 1.268,as atividades pedagógicas propiciou aos discentes a oportunidade de realizarem efetivamente vários tipos de leitura com produções textuais de gêneros diversos. Analisou-se que as práticas de leitura e escrita, desenvolvidas ao longo do ano letivo contribuiram substâncialmente para uma mudança de atitudes dos alunos diante da leitura e da escrita.Pois vale frisar que o fato que nos motivou a propor metodologias inovadoras ao Colégio objeto da pesquisa, foi devido a nota de lingua portuguesa ter sido baixissima no último IDEB nota 2,4, portanto diante do indice negativo adotamos metodologias que enfatizam prioritariamente, sobre o trabalho textual, onde se levou em consideração a realidade concreta dos alunos, pois os textos adotados foram ponto de partida do processo de ensino/aprendizagem da língua, que tem como objetivos básicos a formação de leitores capazes de analisar,interpretar,contextualizar a realidade e consequentemente de transformar seu meio social. |
METODOLOGIA: |
utilizamos como metodologias textos literários,textos que relatam o dia-dia dos discentes tais como: recortes de jornais abordando vários temas como: pobreza, preservação do meio ambiente,raça e gênero, textos que abordam o tema buyinling nas escolas e temas relativos à sua própria realidade sócio-econômico e cultural da região, utilizamos também a música como estratégia metodológica e lúdica, segundo relato dos próprios alunos "a música transmite a sensação de alegria e felicidade tornando a leitura mais prazerosa", utilizamos também como estratégia metodológica o "muro da gentileza", onde os alunos expressavam-se de forma livre os seus pensamentos e sentimentos. |
RESULTADOS: |
Vale destacar que o uso de diferentes métodos aplicados em sala de aula com alunos (as) do 6º ano "B" tornou ,o ambiente mais dinâmico e agradável pois observou-se claramente que houve uma mudança substancial nas atitude dos educandos,vale ressaltar que durante a utilização do muro, os alunos deixaram evidente várias formas de se expressar tanto escrito como em imagens ,desenhos (estética). É imprescindível salientarmos que após as leituras dos textos citados na metodologia,houve uma maior aceitação por parte dos alunos em relação aos conteúdos repassados referente a língua portuguesa em sala de aula, os discentes sentiram-se mais confiantes e isso ficou claro na demonstração da participação assídua de todos e de todas nas atividades propostas em grupo e também nas intervenções individuais, pois essas metodologias foram eficazes do ponto de vista pedagógico. |
CONCLUSÃO: |
Por fim diríamos que as experiências metodológicas adotadas foram muito eficazes pelo fato de ter contribuído de maneira direta com os resultados concretos das metodologias empregadas, pois trouxe um feedback bastante significativo do ponto de vista pedagógico. É importante frisar que os alunos(as) saíram da condição de seres passivos e passaram a ser seres ativos ou seja, protagonistas das mudanças ora vivenciadas por eles(as), portanto "saber ser professor" não é somente ensinar o aluno o grafar de palavras ou análise sintática, mas é preciso ter a sensibilidade de ler o seu mundo, ou seja, observar e levar em consideração o contexto em que o aluno está inserido, pois só dessa forma teremos um mundo mais justo formado por homens e mulheres mais competitivas e preparados(as) pra vida. |
Palavras-chave: Leitura,, produção textual, mundo social. |