64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PARA ALUNOS DO ENSINO REGULAR MÉDIO E EJA, NO CENTRO DE ENSINO “Y BACANGA”, SÃO LUIS/MA.
Tábata Kamyla Monteiro Rocha 1
Laurent Guimarães Carvalho 1
Thiago Henrique dos Santos Silva 1
Elaine Costa Soares 1
Tiago Rafael Galvão Carvalho 1
Dayanne Suele Chaves Ferreira 2
1. Universidade Federal do Maranhão
2. Professora da escola CE "Y BACANGA" / Orientadora do PIBID
INTRODUÇÃO:
Viver em um país com uma das maiores biodiversidades do planeta torna imprescindível o estudo de Zoologia de Invertebrados, pois, permite ao aluno reconhecer a variedade dos filos, suas respectivas características morfológicas e ainda, perceber a importância da diversidade biológica para a vida na Terra. Textos e figuras ilustrativas nos livros didáticos não são suficientes para aproximar os conceitos científicos dos contextos vivenciados pelos alunos. O projeto de prática de Zoologia dos Invertebrados foi realizado para que alunos do Ensino Médio Regular e EJA, do turno noturno do Centro de Ensino “Y Bacanga” pudessem conhecer suas principais características, classificação e desenvolver o espírito investigativo. O período noturno apresenta como principal dificuldade a de mobilizar a atenção dos alunos, pois os mesmos chegam cansados e desanimados na escola, tornando-se necessário dinamizar o estudo e trazer o cotidiano ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
METODOLOGIA:
As aulas de biologia foram ministradas no C. E. “Y Bacanga” com os alunos bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas em parceria com a professora Dayanne Suele Chaves Ferreira responsável pela disciplina na escola. Junto, os alunos do PIBID e a professora, elaboraram estudos dirigidos que continham a classificação dos animais invertebrados até o nível das classes. Os estudos tiveram como objetivo mostrar as características básicas de cada grupo e preparar os alunos para a observação prática dos exemplares da coleção entomológica. As aulas teóricas foram enriquecidas com o uso de documentários sobre o filo dos Poríferos, Cnidários, Moluscos e Artrópodes. As aulas práticas foram ministradas em dois horários de 40 minutos cada, para uma turma de 2º ano médio regular e duas turmas de EJA segunda etapa. Os alunos foram divididos em grupos com quatro alunos cada para que facilitasse a observação e análise dos exemplares enquanto os alunos bolsistas do PIBID faziam a exposição dos filos e classes da coleção entomológica seca e em álcool 90%. A coleção apresentada foi composta por Poríferos, Cnidários, Moluscos e Artrópodes, os quais foram descritos e apresentados os aspectos relevantes sobre a organização morfológica, funcional e importância dos espécimes no seu contexto ambiental.
RESULTADOS:
Os alunos tiveram maior participação nas aulas manifestando-se por meio de dúvidas relacionadas à diferenciação entre as classes dos artrópodes, citando os documentários assistidos anteriormente, questionando sobre as formas de obtenção dos espécimes e realizando comparações dos nomes populares dos animais apresentados. Os alunos relataram a satisfação de participar de uma aula dinâmica que poderia ser aplicada no cotidiano e, de acordo com a professora da disciplina, os resultados das atividades avaliativas foram mais satisfatórios, reflexo da aprendizagem em sala. O nicho ecológico de alguns animais da coleção foi exemplificado e, em grupo, os alunos ponderaram a cerca da importância da conservação da biodiversidade demonstrando, desta forma, que a diminuição das espécies prejudica drasticamente as atividades de todo o planeta.
CONCLUSÃO:
O ensino de zoologia de invertebrados pode ser dinamizado em sala de aula, mesmo sem o auxílio de um laboratório de ciências apropriado através da realização de atividades simples como apresentação de uma coleção entomológica. Essa coleção pode ser formada ao longo das aulas através de coletas realizadas pelos próprios alunos, permitindo aos mesmos um aprendizado global e dinâmico que facilita o entendimento da biodiversidade e a importância de sua preservação para manutenção do equilíbrio ambiental, bem como afastar a concepção de que os invertebrados, em sua maioria, são pragas que trazem malefício ao homem, despertando, desta forma, o espírito crítico no aluno.
Palavras-chave: Ensino, Biologia, Invertebrados.