64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS NA ONG AIESEC MANAUS: UM ENFOQUE NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES-GESTORES
Adriana Paula Maia de Souza 1
Giselly Lima da Silva 2
Nelinha Almeida Moreira 3
Rafael Ivan Freire Meneghini 4
Ana Flávia de Moraes Moraes 5
Armando Araújo de Souza Junior 6
1. Estudante/ Autor - Depto de Administração - UFAM
2. Estudante/ Co-autora - Depto de Administração - UFAM
3. Estudante/ Co-autora - Depto de Administração - UFAM
4. Estudante/ Co-autor - Depto de Administração - UFAM
5. Profa. M.S.c/Orientadora - Depto. de Administração – UFAM
6. Prof. M.S.c/ Co-orientador - Depto. de Administração – UFAM
INTRODUÇÃO:
A AIESEC é uma organização internacional gerida por jovens universitários e recém graduados que por meio do trabalho voluntário dentro da organização e da realização de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para causar impacto positivo na sociedade. Todos os esforços dos voluntários têm sido trabalhados em 03 pilares: experiência de intercâmbio, experiência de liderança e ambiente global de aprendizado. Mas, como os recursos financeiros e orçamentários são limitados, a capacitação e o desenvolvimento profissional, que são enfoque da Gestão de Pessoas, ficam em segundo plano. Portanto, este projeto teve como principal objetivo promover treinamentos focados nas necessidades de Gestão de Pessoas na AIESEC. Especificamente, buscou-se compreender os desafios inerentes à Gestão de Pessoas nessa organização sem fins lucrativos, a partir do subsistema de Treinamento e Desenvolvimento; contribuir com o gerenciamento institucional, através do desenvolvimento dos alunos-gestores que atuam na organização, e estimular o desenvolvimento profissional dos discentes envolvidos com o projeto de extensão.
METODOLOGIA:
Quanto à forma de estudo do objeto da pesquisa, ela foi do tipo descritiva, pois o fenômeno sob análise foi observado, registrado e interpretado sem qualquer interferência dos pesquisadores. Quanto ao objeto de estudo, a pesquisa revelou-se, sobretudo, de campo, haja vista o uso que fez de entrevistas semi-estruturadas com os alunos-gestores como técnica para coleta de dados e a amostra da população foi constituída com os seguintes cargos: presidência, direção e coordenação para mapeamento preliminar do processo de Gestão de Pessoas e a qualidade do atendimento prestado à comunidade; mapeamento das atividades administrativas; identificação das necessidades de treinamento; elaboração de um plano de capacitação, e a promoção de treinamentos focados nas necessidades institucionais, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade.
RESULTADOS:
O projeto visualizava a necessidade de estudar e compreender a realidade de uma ONG, especificamente em relação ao processo de Gestão de Pessoas e, a partir deste entendimento, poder contribuir com tal processo através de ações de capacitação. Foram gerados três produtos para a organização, sendo: (1) o Diagnóstico Organizacional (apontando seus pontos fracos e fortes), (2) Mapeamento das atividades administrativas (onde pode ser direcionada uma capacitação) e por fim (3) o Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores da ONG. Ademais, apesar das ações de capacitação não terem focado todas as atividades administrativas por eles desenvolvidas, o feedback dos 3 mini-cursos oferecidos, a saber “Noções de Chefia e Liderança", "Noções de Gestão Estratégica" e "Noções de Gestão Empresarial” sinalizaram o grau de satisfação dos participantes e seus níveis de motivação para o trabalho, permitindo futuros trabalhos e desdobramentos da tarefa de qualificação de pessoas. Além disso, o projeto também contribuiu com a formação profissional dos discentes envolvidos o que ficou evidenciado por meio do contato com o corpo funcional e diretivo e o anseio dos mesmos em relação a tais ações.
CONCLUSÃO:
Anteriormente à realização deste Projeto na ONG AIESEC, identificou-se que as ações de capacitação não eram tão freqüentes em decorrência das limitações financeiro-orçamentárias, porém os anseios dos mesmos em relação a tais eventos eram evidentes. Assim, o objetivo de promover treinamentos na AIESEC obteve o resultado esperado, evidenciado pelos instrumentos de avaliação aplicados a posteriori ao desenvolvimento do projeto. A premissa de que pessoas qualificadas e motivadas realizam seu trabalho com mais comprometimento revelou-se verdadeira para a ONG AIESEC (situada em Manaus/AM), cuja nobre missão é proporcionar às melhores experiências de vida, tendo como visão o engajamento e o desenvolvimento de todos os jovens do mundo, por ser referência em desenvolvimento social em integração internacional para região norte. Além disso, os alunos que participaram deste projeto puderam aperfeiçoar seus conhecimentos e prática em Administração, além de contribuir com a Gestão de Pessoas e a capacitação dos alunos em cargos de liderança na ONG.
Palavras-chave: Gestão de ONG, Gestão de Pessoas, Capacitação profissional.