64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
PROMOVENDO SAÚDE NA ESCOLA E NA COMUNIDADE: CAPACITANDO JOVENS ATRAVÉS DO PROTAGONISMO JUVENIL
André Luiz Farias Alves 1
José Ribamar Ferreira Júnior 1
Cleane Castro Lima 1
Luiz Carlos Holanda Torres Pinheiro 2
Flávia Teresa Ribeiro da Costa 3
Beatriz Leão Mendes 3
1. Prof(a). Esp - Secretaria da Educação do Ceará
2. Prof. e Coordenador do Curso Técnico em Enfermagem - EEEP Edson Queiroz
3. Discente do Curso Técnico em Enfermagem - EEEP Edson Queiroz
INTRODUÇÃO:
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O Programa tem como população principal professores e gestores da educação, e atingem diretamente os estudantes, a família e as comunidades. Dessa forma ao longo do ano letivo de 2011, a Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz se inseriu nesse processo realizando uma série atividades pedagógicas objetivando a participação expressiva de seus docentes e discentes através de debates, vivências, oficinas pedagógicas e orientações educacionais sobre as diversas temáticas abordadas pelo SPE: Prevenção (DST/Aids), Drogas e Violência, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Direitos Humanos e Cidadania entre outros. Sendo a escola uma importante Instituição constitutiva da formação de sujeitos sociais e políticos e abrigando cerca de 62% dos jovens e adolescentes, torna-se o local ideal para o desenvolvimento de políticas de educação e saúde.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, sob a orientação dos docentes da área de Enfermagem, Educação Física, Biologia e Geografia. As ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foram desenvolvidas nas dependências da EEEP Edson Queiroz e nas principais praças públicas do município de Cascavel-CE, através de diversas atividades pedagógicas, tais como: Palestras, peças teatrais, apresentação de maquetes (enfocando questões ambientais, hidro-sanitárias, doenças de veiculação hídrica, combate a dengue), realização de exames para avaliar o condicionamento físico, etc. Inicialmente foi feita uma investigação das concepções prévias dos estudantes envolvidos a cerca dos conceitos básicos anteriormente abordados e a partir dessas percepções eles tiveram que elaborar estratégias de ensino-aprendizagem, utilizando principalmente atividades lúdicas com o objetivo de estimular a construção do seu próprio conhecimento e consequentemente enriquecendo sua formação técnica, através do protagonismo juvenil contribuindo para o esclarecimento e entendimento de algumas situações cotidianas na área da saúde e bem-estar.
RESULTADOS:
Dentre todos os aspectos observados, ressaltamos a importância do uso da linguagem juvenil ao tratarmos sobre a sexualidade e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS dentro do ambiente escolar tem contribuído para derrubar tabus e despertar a consciência dos jovens, promovendo uma transformação social onde há cada vez menos espaço para a discriminação.
O protagonismo juvenil se fez presente em todas as fases do projeto: de sua elaboração teórica até a execução prática de suas ações propostas. Os discentes e docentes envolvidos diretamente somaram-se com um único objetivo: aprimoração e alinhamento entre prática e teoria. As temáticas debatidas nos proporcionaram novos olhares pedagógicos sobre temas complexos como: gravidez na adolescência e Orientação Sexual. Ressaltamos como positivo o grau de envolvimento dos professores, alunos, funcionários, gestores e comunidade perante as ações propostas no projeto e as reações pessoais nos instigaram a continuar na promoção das atividades e dos debates. Por fim, registramos a ocorrência de modificações no comportamento dos nossos jovens e adolescentes em relação à saúde, especialmente vinculadas aos conteúdos trabalhados durante a execução do projeto.
CONCLUSÃO:
O Projeto “Promovendo Saúde na Escola e na Comunidade: capacitando jovens através do protagonismo juvenil” preocupou-se em oportunizar vivências práticas para os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, bem como, estimular o debate a cerca da Educação Sexual dentro da EEEP Edson Queiroz. Da mesma forma o Guia de Formação para Profissionais de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE), auxiliou de forma efetiva os nossos profissionais de educação e saúde. As oficinas educativas propostas, proporcionaram ricos debates com a comunidade escolar, conduzindo-os a um nível satisfatório de quebra de tatus e mitos a cerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), inclusive prevenindo a AIDS e demais doenças, que continua sendo um fator de risco preponderante entre os jovens e adolescentes. Enfim, o papel dos professores e gestores é, primeiramente, de não fechar os olhos para o que acontece dentro da escola, tratar as questões de forma não preconceituosa, promover discussões horizontalizadas sobre a temática em questão, de forma a contemplar as demandas da escola de forma contínua e não como uma atividade única e isolada, mas sim deverá ser uma das metas educacionais de qualquer Instituição de Ensino.
Palavras-chave: Saúde, Prevenção, Protagonismo Juvenil.