64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS, ESTADO DE GOIÁS. |
Paulo Jadson Frazão Arouche 1 Josana de Castro Peixoto 2 |
1. Instituto Superior de Educação/ Anápolis/GO 2. Instituto Superior de Educação/ Unievangélica – Anápolis/GO |
INTRODUÇÃO: |
O jogo didático é aquele produzido com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico (Cunha, 1988), e utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem (Gomes et al, 2001). O professor deve rever a utilização de propostas pedagógicas passando a adotar em sua prática aquelas que atuem nos componentes internos da aprendizagem, já que estes não podem ser ignorados quando o objetivo é a apropriação de conhecimentos por parte do aluno Kishimoto (1996). Neste sentido, o jogo didático constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender às características da adolescência. Diante o exposto, desenvolveu-se uma proposta que visou elaborar, e divulgar o jogo didático intitulado que auxiliasse nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências abordando os conteúdos de Meio Ambiente e conservação biológica ministrados para alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal na cidade de Anápolis, estado de Goiás. |
METODOLOGIA: |
O presente estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na cidade de Anápolis-GO, entre as coordenadas 16º 19’ 36” S e 48º 19’ 36” W (IBGE, 2005). Os jogos foram elaborados com base na literatura existente sobre jogos didáticos e conteúdos específicos: Meio Ambiente e poluição. Para a elaboração dos jogos foram necessários total domínio do conteúdo e auxílio de um professor-orientador.. Primeiramente, foram confeccionados protótipos dos jogos e, posteriormente, as versões finais. O jogo envolvendo o conteúdo sobre Meio Ambiente foi intitulado “AMBIENTE: A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA”, e confeccionado em papel cartão, papel color sete papel sulfite, utilizando-se, ainda, lápis aquarelável e papel contact. Os dados e pinos foram comprados prontos em lojas especializadas. Ele foi composto por 1 tabuleiro, 5 pinos,1 livro de regras, fichas de 5 ,10, 20, 30 e 40 pontos, 5 cartas, sendo uma de cada grupo de vertebrados,5 livros, sendo um para cada grupo de vertebrados e 4 dados, sendo 1 de 4 faces, 1 de 10 faces, 1 de 12 faces e 1 de 20 faces. A amostra foram alunos do 4º ano do ensino fundamental que fazem a disciplina de Ciências. |
RESULTADOS: |
Segundo os dados obtidos sobre o jogo, 11 dos 16 participantes assinalaram a alternativa “muito legal” e apresentaram justificativas diferentes, que foram reunidas em três grandes dimensões: 1) Características do material e da atividade lúdica, com sete citações, como: divertido, animado, descontraído, ganhar etc. 2) Respostas gerais, com quatro citações, como interessante e educativo e 3) Aprendizagem, com seis citações. Os outros três participantes acharam o jogo “legal” e suas justificativas foram reunidas como gerais, com três citações: “muito criativo”; “interessante”; “interativo”. Ao serem perguntados se o jogo foi demorado ou cansativo, dois alunos e um do ensino médio acharam o jogo demorado, sendo que um deles justificou: “demorado, porém bem elaborado”. Os demais não acharam o jogo demorado, e ninguém achou o jogo cansativo, apresentando justificativas como: “distrai e esquece do tempo”; “é legal”; “perdeu rápido”; “é divertido”. Sobre as regras do jogo, dois alunos acharam as regras um pouco complicadas, e todos os demais disseram que não são complicadas, havendo uma justificativa: “foi fácil de entender”. Dois participantes disseram que aprenderam sobre meio ambiente de forma geral e os demais apresentaram justificativas mais específicas que foram organizadas em quatro dimensões, em virtude do conteúdo indicado: 1) Degradação ambiental; 2) O ambiente deve ser protegido; 4) Ações que visem a manutenção da diversidade do planeta. |
CONCLUSÃO: |
A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação com os alunos das escolas públicas, verificando-se que ela favorece a aquisição e retenção de conhecimentos, em clima de alegria e prazer. Assim, por aliar os aspectos lúdicos aos cognitivos, entendemos que o jogo é uma importante estratégia para o ensino e a aprendizagem de conceitos abstratos e complexos, favorecendo a motivação interna, o raciocínio, a argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos |
Palavras-chave: lúdico, Ciências, Jogos. |